top of page
Search

Inovação e tecnologia para vestir

  • Writer: Clilson Filippetti
    Clilson Filippetti
  • Feb 1, 2024
  • 2 min read
ree

Não pude deixar de incluir no meu roteiro a UNIQLO, marca ícone e #flagship global que está sempre nos cases das NRF´s com seu perfil inovador por utilizar tecnologia na confecção de suas roupas. Visitei a loja da #DisneySprings, uma loja enorme de dois andares, bem localizada em uma das esquinas mais movimentadas.



História:


Fundada em 1974 por Tadashi Yanai na cidade de Ube – Japão. Em 1985, Yanai reestruturou seu negócio e renomeou a marca para #UNIQLO, abreviação de “unique clothing” e a partir desse momento, iniciou a expansão de suas lojas pelo Japão. A #UNIQLO, uma marca de roupa atemporal, "que não sai de moda", representa mais de 80% da receita global do grupo que tem as marcas #GU, #ComptoirdeCotonniers e #PrincesseTam, todas sob o comando de Tadashi Yanai. Somando todas as suas marcas, a #FastRetailling de Yanai tem mais 3500 pontos de venda em todo o mundo e suas vendas online continuam a aumentar.


Sempre ligando a marca #UNIQLO à inovação e ao esporte, Yanai construiu em 2017, a #UNIQLOCITYTOKYO e ainda patrocina alguns atletas como o tenista #RogerFederer.


Dentro dos temas diversidade e de bem-estar de seus colaboradores, a #UNIQLO,  propôs aos seus funcionários, uma jornada semanal de três dias de folga, além da contratação de imigrantes e refugiados.


Hoje, a #UNIQLO possui lojas em mais de 2400 pontos de 18 países em 4 continentes. Nos EUA, possui 17 lojas.


Vou tentar associar alguns pontos que observei em minha visita a loja da #UNIQLO com os temas atuais da #NRF2024:


  1. #Tecnologia: menos presente no PDV e mais na operação, loja com exposição dos produtos “#visualmerchandising” bem legal, mais conectada ao #online e mais humanizada. Em parceria com a #Daifuku, maior empresa logística, caprichou na automação de armazéns reduzindo o tempo de entrega e dos inventários.

  2. #Hiperpersonalização: a loja mantém um setor onde os consumidores personalizam os itens comprados.

  3. #SocialCommerce: marca super conectada nas redes sociais e as vendas online representam 30% no seu faturamento.

  4. #Diversidade, #Inclusão e #Equidade - sigla #DIE: a marca tem uma grande preocupação com esse tripé que é percebido pelos seus consumidores e é também percebido como um dos pontos importantes para a fidelização da marca.

  5. #MakeitMatter:  algo como - faça com que isso importe, a #UNIQLO procura fazer o básico bem feito, colocando seus consumidores em sua estratégia e, com isso, seus consumidores se sentem importantes para a marca.

  6. #Sustentabilidade: preocupada com o planeta, a empresa lançou a campanha #REUNIQLO #Recicle, #Reuse, #Reduce, em que boa parte de seus produtos são de materiais reciclados.

  7. #FidelidadedoCliente: com tudo que escrevi sobre a minha experiência, percebo a preocupação da marca no engajamento dos seus consumidores partindo de suas estratégias de retenção, ou seja, o cliente no centro das decisões.


Forte abraço e até o próximo artigo!





 
 
 

Comments


bottom of page