top of page
Search

Wegmans, a queridinha do varejo alimentar!

  • Writer: Clilson Filippetti
    Clilson Filippetti
  • Jun 17, 2024
  • 6 min read

Em julho de 2021, a Wegmans anunciou a abertura de sua primeira loja em Manhattan para 2023. Após dois anos, a loja foi inaugurada em 18 de outubro de 2023, na 770 Broadway St, no local de um antigo Kmart. Há mais de 100 anos, todo mês de janeiro, Nova York sedia a NRF, a mais famosa feira de varejo. Em janeiro de 2024, os especialistas que estiveram na NRF e visitaram a nova loja da Wegmans foram unânimes em seus elogios. Assim, não poderia deixar de incluir a Wegmans no meu roteiro de lojas a serem visitadas durante meu sabático nos EUA.


Visitei a loja da Wegmans na 3850 Mystic Valley Pkwy, em Medford, a cerca de 6 km de Boston, inaugurada em 5 de novembro de 2017. Esta unidade fica em uma ampla área, compartilhando espaço com outras poucas lojas como DICK's Sports, Kohl's e Marshalls, além de contar com um grande estacionamento para atender os clientes do centro comercial.


A Wegmans, que promove a saudabilidade e fornece produtos frescos e sem agrotóxicos, cumpre exatamente essa promessa. Logo na entrada, já me deparei com uma grande quantidade de flores ornamentais, constantemente regadas pelos funcionários, o que causou uma excelente impressão. 


Com mais de 115 lojas na costa leste dos EUA e 54 mil colaboradores, a Wegmans é uma empresa familiar com mais de 108 anos de existência.


Após estudar detalhadamente sua trajetória para escrever este artigo, ficou evidente para mim que a inauguração da loja em Manhattan, próxima ao maior evento do varejo, não foi coincidência e contribuiu significativamente para seu sucesso. Este movimento estratégico a posicionou como a queridinha dos especialistas do setor. Aqui, tentarei resumir e tangibilizar essa história de sucesso.


Expectativa x  Realidade


Fiz questão de incluir algumas redes varejistas na minha lista de visitas, e a Wegmans estava entre elas. A expectativa era alta e, ao visitar a loja, fui surpreendido positivamente. A loja é ampla, iluminada, com produtos bem expostos e setores claramente sinalizados: padaria, delicatessen, laticínios, mercearia, alimentos congelados, orgânicos, a granel, carnes, hortifrutigranjeiros, frutos do mar, vinhos, cervejas, destilados, produtos florais, suprimentos para animais de estimação, mercadorias em geral e alimentos preparados. Mas, o que me chamou a atenção foi a peixaria, com uma exposição impecável remetendo ao frescor do mar – Boston é uma cidade litorânea e é muito frequente restaurantes servirem lagostas como prato principal - e a loja teve o cuidado de colocar um aquário enorme com espécies vivas. Todos sabem que aquário de água salgada requer cuidado dobrado. Enfim, tudo lá dentro é desenhado e planejado para remeter ao frescor dos produtos.


Um misto de hortifrúti, hiper e cash&carry, com mix variado de itens, incluindo um setor de bebidas alcoólicas com uma carta de vinhos de fazer inveja a muitas redes que visitei aqui nos EUA. A loja oferece em um setor específico, produtos com embagares tamanho família. Achei interessante por atender todos os públicos.


A maioria das unidades mais novas do Wegmans são do tipo superloja ou megamercado, com grande área, variedade de alimentos voltados para uma clientela sofisticada e, em muitas lojas, também oferecem farmácia, catering, cafeterias e restaurantes.

 

Seus preços estão na média em comparação às demais lojas que visitei aqui Nos EUA. Notei que o varejo de um modo geral não faz promoção malucas como vemos no Brasil, com produtos com grande diferença de uma bandeira para outra. Escrevi sobre o tema “precificação” quando inaugurou a loja do Trade Joe´s. Nem nesse caso observei preços aviltados. Os preços são flat, os mesmos até hoje.

 

Preocupada com o meio ambiente, essa loja, que conta com mais de 30 checkouts, utiliza energia limpa e iluminação natural proveniente dos equipamentos instalados no telhado. Além de ser ecologicamente correta e bem iluminada, a loja proporciona um conforto extra aos seus clientes. Em poucas lojas que visitei, notei a instalação desses equipamentos nos telhados. Afinal, muitas empresas pregam sustentabilidade, mas não a praticam, não é verdade?


Outro ponto que me chamou a atenção foi o número de funcionários. Todos vestindo uniformes limpos e novos, cuidando de seus setores com dedicação. Embora eu não possa afirmar com certeza, acredito que o número de colaboradores por metro quadrado é maior do que a média das lojas que visitei. Somente no setor de frutas e verduras, contei cerca de 20 colaboradores arrumando os produtos em cestos de vime, o que dá a impressão de que os itens acabaram de chegar da fazenda mais próxima.


Eu sempre escrevo nos meus artigos sobre “fazer o básico bem feito” e aqui vai para o @JoséRicardoNoronha. O Wegmans com certeza está fazendo o básico bem feito. Tudo limpo e organizado, tudo que um consumidor quer encontrar quando entra em uma loja para fazer compras. Não é comum, mas nessa loja eu entrei no banheiro e não poderia ser diferente, limpíssimo.

 

Vamos entender o que está por trás das lojas do Wegmans Food Markets, Inc, uma empresa centenária, familiar e próspera.

 

A empresa foi fundada em 30 de janeiro de 1916, há 108 anos, em Rochester, Nova York, EUA, pelos irmãos John e Walter Wegman com o nome de Rochester Fruit and Vegetable Company, vendendo seus produtos em carrinhos de mão pela cidade. Em 1917, inauguraram a primeira loja na 72 West Main St, em Rochester, Nova York, e desde então não pararam de expandir.


Hoje, conta com mais de 54 mil colaboradores e um faturamento anual de US$ 12 bilhões, sendo classificada em 29º lugar na lista do Supermarket News dos 75 maiores varejistas de alimentos da América do Norte.


Robert Wegman, filho de Walter Wegman, foi um pioneiro no negócio de varejo alimentar e um generoso doador para instituições educacionais e de caridade. Ele esteve à frente dos negócios até sua morte em 2006, quando seu filho, Danny Wegman, neto do co-fundador, assumiu a presidência da empresa. Desde 2017, sua filha Colleen Wegman é a presidente e CEO, e sua outra filha, Nicole Wegman, é a vice-presidente sênior. Assim, esta empresa centenária, localizada no número 1500 da Brooks Ave, Rochester, NY, está na quarta geração de liderança. Hoje, a Wegman Enterprises, Inc. pertence 100% à família.

  

Curiosidades


A Wegmans já esteve no mercado de materiais de construção. Em 2005, vendeu suas lojas Chase-Pitkin para concentrar seus esforços na operação de supermercados.

 

O Wegmans tem seu propósito muito bem definindo e a frase “Walk to Talk” se encaixa muito bem para essa empresa centenária como podemos ver ne sequência.

 

Sua Missão

Ajudar as pessoas a viver melhor e com mais saúde ​​através de uma comida excepcional.

 

Seus Valores

Preocupação com o bem-estar e o sucesso de cada pessoa.

Padrões elevados são um modo de vida.

Buscar a excelência em tudo o que faz.

Fazer a diferença em todas as comunidades que servem.

Respeitar e ouvir seu pessoal.

Capacitar seu pessoal para tomar decisões que melhorem seu trabalho e beneficiem clientes e a empresa.

 

Sua Cultuta

Como empresa familiar, sempre acreditam que só conseguirão alcançar seus objetivos se primeiro satisfazerem as necessidades individuais de seus colaboradores.

 

 O cuidado com seus colaboradores

 A empresa tem como objetivo garantir condições adequadas de trabalho e salvaguardar a saúde e segurança dos colaboradores e promover o desenvolvimento social das comunidades onde opera. Incentiva a cultura que valoriza a meritocracia, a abertura, a justiça e a transparência. Por isso, a Wegmans foi listada em 2016 entre as quatro primeiras na "100 Melhores Empresas para Trabalhar".

  

Saúde e bem-estar

 Envolvida com o bem-estar de seus colaboradores e comunidade, o Wegmans proporciona ​​por meio de uma alimentação balanceada e dietas especiais, uma vida mais saldável.

 

Outra atitude que o Wegmans teve foi deixar de vender produtos de tabaco devido aos seus efeitos negativos na saúde humana.

 

Em 1992, o Wegmans lançou uma linha de produtos “Food You Feel Good About”, que  não contém corantes, sabores ou conservantes artificiais e em 2002, lançou uma linha de produtos orgânicos.

 

Inclusão

A empresa está  comprometida em criar uma cultura de pertencimento, construir uma força de trabalho diversificada e atenciosa que reflita nossas comunidades e continuar a ser um ótimo lugar para trabalhar e fazer compras para todos.

  

Muito mais que uma sigla ESG

 

Ambiental

O Wegmans  está empenhado em garantir que o seu negócio seja ambientalmente responsável, energeticamente eficiente e envida os seus melhores esforços para alcançar melhorias contínuas, instalado equipamento de iluminação natural em algumas de suas lojas, eliminando sacolas plásticas de todas as suas lojas  substituindo por sacolas de papel, ajudando assim a criar um planeta melhor e mais saudável, cultivando organicamente perto das nossas lojas, eliminando desperdícios e reduzindo a  pegada de carbono.

 

Sociais

Além das doações milionárias a várias entidades e universidades por meio da família Wegman, a empresa se dedica a ajudar a comunidade em que está inserida, melhorando a vida das pessoas e fortalecendo os bairros. A Wegmans também apoia seus fornecedores próximos às suas lojas, que compartilham os mesmos valores familiares, para fornecer alimentos saborosos e de origem sustentável na Costa Leste.

 

Governança

A empresa acredita firmemente na promoção da honestidade, integridade, justiça e respeito em todas as suas negociações comerciais. Empenha todos os esforços para satisfazer as expectativas das partes interessadas, facilitar o acesso à informação e fornecer dados claros e transparentes. Estes valores são fundamentais para proporcionar um crescimento responsável e sustentável a longo prazo.

 

 

Colocando o cliente em sua estratégia

A Wegmans acredita que ajudar as pessoas a viverem vidas melhores e mais saudáveis através de uma alimentação excepcional cria uma ligação afetiva com seus clientes. Estes afirmam que escolhem a Wegmans pelas pessoas prestativas em suas lojas, pelas deliciosas refeições preparadas pelos chefs e pelos ingredientes mais frescos possíveis. Ao oferecer escolha, qualidade e valor em todos os corredores, a Wegmans espera tornar a experiência de compra um prazer genuíno. Construir relacionamentos e ajudar as pessoas estão no centro de suas atividades.

 

 




 

 

 

 
 
 

Comments


bottom of page