top of page
Search

Qual é o seu preço?

  • Writer: Clilson Filippetti
    Clilson Filippetti
  • Oct 10, 2023
  • 2 min read

Em 2015, resolvi ressignificar pela terceira vez a minha vida profissional. Deixei de ser executivo para me tornar consultor e, a partir desse momento, as empresas começaram a questionar o preço dos meus serviços. Isso sempre me deixou constrangido, claro! Até porque é totalmente diferente a negociação salarial para cargos como os que eu ocupava.


De família humilde, comecei a trabalhar com 14 anos de idade para ajudar meus pais. Meu primeiro emprego foi em uma metalúrgica, no chão de fábrica. Na época, trabalhava durante o dia e estudava à noite, de segunda a sexta-feira. Mesmo assim, me matriculei em um curso de desenho técnico aos sábados, das 8h às 16h. Após 8 anos nessa vida, conclui o meu primeiro curso superior de Engenharia Operacional, quando decidi deixar o cargo de Gerente Industrial para trabalhar como Engenheiro de Aplicação, desenvolvendo projetos para a indústria automobilística. Junto ao trabalho, cursava também Administração de Empresas. Nesse período, estava ressignificando minha vida profissional pela primeira vez.

Após me formar, decidi me matricular no meu primeiro curso de pós-graduação em Marketing. Nessa época, por volta de 1992, ressignifiquei minha vida profissional pela segunda vez, ingressando na área comercial como Gerente Distrital até chegar ao cargo de Diretor Comercial.


Como podem perceber, nunca parei de estudar. Fiz vários cursos de MBA, de especialização, viagens internacionais, participei de diversos seminários...enfim...experiências que me trouxeram muito aprendizado, tanto teórico quanto prático.


Retornando a pergunta inicial que sempre me incomoda. Qual é o seu preço?

Então eu mudei meu mindset sobre os meus honorários, afinal já investi próximo a R$1,5 milhão em minha formação e continuo buscando conhecimento, principalmente nesta fase em que estou lendo e relendo vários livros, escrevendo vários artigos. Hoje tenho mais tempo do que no início da minha jornada profissional, que era vivenciar o dia a dia da operação. Hoje dividido esse tempo em reuniões e viagens. Tenho a cultura do lifelong learning, hoje dedico meus estudos para me consolidar como Conselheiro Consultivo, tudo isso para poder continuar ajudando empresas a gerirem seus negócios, de maneira sustentável e perene, essa é a paixão que me move.


No início de nossa carreira somos equivalentes a uma pedra bruta. Essa pedra bruta passa por um longo processo de lapidação até se tornar um lindo diamante alcançando o seu real valor de mercado. O processo de lapidação é a experiência e a formação adquirida em nossa jornada profissional, então pense nisso quando perguntarem qual é o seu preço !


E você, sabe qual é o seu valor ?


Deixe seu comentário.


Forte abraço e Sucesso Sempre!

 
 
 

Comments


bottom of page