Papel do Conselho Dentro das Empresas
- Clilson Filippetti

- Jun 23, 2022
- 2 min read
Updated: Nov 4, 2024

O trabalho principal do Conselho de Administração ou Consultivo nas empresas é de proteger e valorizar o patrimônio maximizando o retorno do investimento aos acionistas e cabe aos acionistas além dos privilégios, todas as responsabilidades.
Maximizar o retorno aos acionistas e investidores se houver, não significa perder o controle da empresa. Proprietários e investidores devem controlar legalmente a empresa evitando uma exploração indevida pela gestão e ou familiares interessados em receber os benefícios da empresa, é quando “ PROPRIEDADE - FAMÍLIA – NEGÓCIO ” se confundem na gestão.
Os primeiros a receberem devem ser os colaboradores e fornecedores (Postei recentemente um texto com o titulo: “ Como está a relação com seus fornecedores ”), governo por meio de impostos e somente após toda essa cadeia ser atendida, os acionistas e proprietários receberão os seus benefícios sobre os lucros residuais.
O Conselho tem em sua premissa, implementar o processo de Governança no negócio, comunicando-se de forma transparente com o mercado e seus colaboradores, aumentar a eficiência operacional, diminuir os riscos na operação, dar maior segurança aos investidores, facilitar acesso a capital com um custo menor, melhorar a imagem da empresa no mercado e mitigar os conflitos entre sócios.
Para contextualizar, entendo que as sete características mais importantes estão intrínsecas no conceito desenvolvido por Renato Tagiuri e John Davis há mais de 40 anos em 1978 na famosa universidade americana de Harvard Business School, que são:
Confiança;
Responsabilidade;
Cuidado;
Transparência;
Integridade;
Lealdade;
Igualdade.
O Conselho deverá ser o guardião dos objetivos de toda a estrutura.
Boa leitura.
Fontes:
IBGC - Governança Corporativa em Empresas Familiares - 45ª edição
Foto – Tagiuri e Davis – 1982
Livro – Capitalismo Consciente







Comments