top of page
Search

Transformação Digital: Não é Tecnologia, é Estratégia de Sobrevivência

  • Writer: Clilson Filippetti
    Clilson Filippetti
  • Nov 24, 2025
  • 2 min read

Em seu livro "Transformação Digital", David L. Rogers, oferece um roadmap essencial para líderes que buscam prosperar na era digital. A principal tese de Rogers é clara: a Transformação Digital não é um projeto de TI, mas sim uma mudança fundamental na estratégia e na mentalidade de uma organização.


A sobrevivência e o sucesso dependem da capacidade de repensar o modelo de negócios em cinco domínios-chave:


·         Clientes: Mudar de uma visão de segmentação para o entendimento de redes conectadas, focando em engajamento e co-criação.

 

·         Concorrência: Evoluir de setores fechados para ecossistemas abertos, adotando a "coopetição"  - cooperação + competição - com parceiros e players de outros mercados.

 

·         Dados: Deixar de ver dados como propriedade estática e transformá-los em um fluxo contínuo para experimentação e tomada de decisões em tempo real.

 

·         Inovação: Abandonar a busca pela perfeição e abraçar a iteração rápida, lançando Mínimos Produtos Viáveis (MVPs) e aprendendo continuamente com o mercado.

 

·         Valor: Repensar a proposta de valor, migrando de ativos físicos para plataformas digitais que conectam produtores e consumidores.


 No Varejo, essa transformação se manifesta na personalização da experiência do cliente em larga escala na agilidade operacional como na gestão de estoque em tempo real e na criação de uma jornada omnicanal fluida. Rogers no capitulo 3 de sua obra, cita o sucesso da Best Buy  que integra de forma inteligente à sua estratégia digital. Suas lojas deixaram de ser apenas um ponto de venda para se tornarem um ativo multifuncional que melhora a logística, a conveniência e a experiência do cliente, provando que o varejo físico e o digital podem se fortalecer mutuamente criando um ambiente “store-within-a-store” - loja dentro da loja".


A Transformação Digital é o estágio atual de uma evolução tecnológica que caminha para um ponto de inflexão ainda mais profundo. A redefinição de estratégia e a adoção de uma mentalidade de experimentação são o preparo necessário para o que está por vir.


Deixem seus comentários.


Fiquem bem e até o próximo artigo !

 
 
 

Comments


bottom of page