ESG - Environmental, Social and Corporate Governance
- Clilson Filippetti

- Jul 4, 2022
- 1 min read

Em inglês ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e em português ASG (Ambiental, Social e Governança) representam os estudos dos impactos da atividade das empresas sobre o entorno em que estão inseridas (dando ênfase ao aspecto ambiental, social e de governança) onde o termo foi cunhado em meados de 2004, em uma provocação do secretário-geral da ONU , na época Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.
Porem em meados de 1900, mais precisamente em 1907 em sua fundação, a United Parcel Service , mais conhecida como UPS – Empresa Americana de Logística, já tinha em seu “ triple botton line” as dimensões econômicas, ambientais e sociais em suas operações.
Hoje, amplamente difundido os critérios da ASG, alinhada aos bons níveis de Governança, será a garantia que as empresas serão mais forte e longevas .
Em 2012, Dr. Robert Eccles, professor de Harvard liderou pesquisa “ The Impact of Corporate Sustainability on Organizational Processes and Performance”, que mostrou evidências de que empresas com alta sustentabilidade superam significativamente as suas concorrentes a longo prazo, tanto em termos de valorização de suas ações, como no desempenho contábil.
Fontes:
1. Pesquisa: The Impact of Corporate Sustainability on Organizational Processes and Performance







Comments