Como a indústria 4.0 pode ajudar no atendimento ao consumidor?
- Clilson Filippetti

- Mar 17, 2022
- 2 min read
Updated: Apr 18, 2022

Estamos vivendo num mundo marcado pela “alta velocidade tecnológica”. Os desejos de consumo mudam a cada instante, tornando cada vez mais curto, o ciclo dos produtos disponibilizados ao consumidor, que hoje também é mais exigente. Com isso, a Industria 4.0 tem que ser vista como aliada.
Conheça os 9 pilares conceituais da Indústria 4.0 e como alinhá-los ao varejo:
1. Manufatura Aditiva
Com um mundo cada vez mais individualizado, a impressão 3D é utilizada para a produção de protótipos físicos de peças únicas, customizadas, que no modelo de processo tradicional, envolveria altos custos e longo tempo.
2. Integração de Sistemas
As integrações horizontais e verticais dizem respeito a sistemas de TI consistentes e interligados - desde a compra da matéria-prima que abastece a produção, até o controle dos recebíveis de cada nota fiscal emitida. Desta forma integrada, assertiva e ágil, as empresas poderão analisar o perfil de compra de todos os seus clientes e consumidores enxergando tendências, curva de consumo, dentre outros aspectos para eventuais ajustes.
3. Cibersegurança
Em um mundo altamente conectado e integrado, proteger dados e sistemas das ameaças cibernéticas, se torna um enorme desafio e muitas empresas não se atentaram a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD).
4. Realidade Aumentada
Neste ponto, a pandemia ajudou (no bom sentido) as empresas a se adaptarem ao mundo virtual. Em um curto espaço de tempo, essas tecnologias foram e estão sendo utilizadas em reuniões virtuais para capacitação das equipes e até mesmo em convenções de venda.
5. Computação em Nuvem
Aqui falamos de riscos para as empresas e também sobre a importância de hospedar seus dados em ambiente seguro e com maior quantidade de dados. Empresas especializadas dispõem destes serviços.
6. Robôs autônomos
Utilizados há muito tempo na indústria para aumentar sua capacidade produtiva. Porém, implementando alguns processos produtivos simples, com pouca tecnologia e investimentos, melhoraram ainda mais a produtividade, reduzem perdas, ajustam estoques e, consequentemente, melhoram os recursos para aquisições de insumos.
7. Internet das coisas
Hoje tudo está conectado à internet, não podendo ser diferente no e-commerce, que já é um canal de vendas importante e crescente. Muitas empresas, no entanto, não estão explorado esse canal por desconhecimento. Empresas que não enxergarem esse canal como uma alternativa de vendas para seus produtos, estarão fadadas ao fracasso.
8. Big Data e Data Analytics
Tem a capacidade de coletar, organizar e analisar enormes quantidades de dados internos e externos, além de entender como o consumidor se comporta, o que ele busca e quais são seus desejos, por exemplo. Com essas informações, a acurácia entre Demanda de Vendas e Produção, diminuirá.
9. Simulação
Na Indústria 4.0, no ambiente virtual, podemos desenvolver produtos usando dados do mundo físico. Desta forma, toda a cadeia de criação se torna mais ágil, assertiva e com menor custo para atender as necessidades dos consumidores.







Comments